Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Iniciados novos cursos para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

terça-feira, 13 de março de 2018

/ por News Paraíba

Parceria entre TJPB, MP, Aemp e Creas permite a realização da formação, também destinada à comunidade carente

Por meio de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público, Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), foram iniciados, nessa segunda-feira (12), mais dois novos cursos profissionalizantes de ‘Preparação para Bolos e Tortas’ e ‘Técnicas de Esmaltação’ para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e a comunidade carente. Os cursos promovidos pelo Senac estão acontecendo no Centro Profissionalizante Nossa Senhora de Fátima, em João Pessoa.

A formação é oferecida pela Aemp, dentro do Projeto ‘Ensinando a Pescar’. O objetivo é qualificar os jovens para um ofício, ao passo que cumprem as medidas socioeducativas. E, também, aprimorar o aprendizado das pessoas de comunidades carentes.

O curso de ‘Preparação para Bolos e Tortas’ está sendo ministrado pela professora Elianar Maria de Assis Meireles, com duração de 40 horas-aula. “Já estou há cinco anos trabalhando nesse serviço de unidade móvel do Senac e considero esse curso muito valioso. A capacidade de trabalhar com bolos e tortas é uma boa iniciativa para quem quer entrar para o mercado de trabalho”.

Para a professora, a parceria da Aemp com o Senac traz muitos benefícios. “Essa é uma boa oportunidade, porque muitos aqui não têm condições de pagar. Esse curso custa mil e trezentos reais e aqui é de graça. A Aemp está no caminho certo nessa junção com o Senac. Em sala de aula eles vão aprender muito, tanto a teoria, quanto a prática”, disse Elianar Meireles.

A aluna Balbina Anisia Silva Ribeiro, residente do Bairro do Cristo, descobriu que ia ter o curso ‘Preparação para Bolos e Tortas’, através da funcionária do Tribunal de Justiça Daniele Sesteira. “Ela me deu as coordenadas e fiz minha inscrição. É muito importante, porque é mais um conhecimento, principalmente para quem já vive no ramo de doces e tortas. Pretendo crescer no meu trabalho”, revelou.

O chef Roalison Robson, formado em Gastronomia pela FPB, residente no Centro da Capital, fez o curso de ‘Chocolates e Doces Finos’ e, quando soube que ia começar o voltado à ‘Preparação para Bolos e Tortas’, decidiu se inscrever. “Eu já trabalho com isso há muito tempo e quero sempre avançar mais”, disse.

A professora Mônica Valéria de Oliveira da Costa, responsável pelas aulas práticas e teóricas da formação em ‘Técnicas de Esmaltação’, considera a oportunidade boa pelas inovações: “É um curso para quem já é manicure. Os alunos vão aprender novas técnicas de pinturas, de desenhos e de colocação de unhas postiças. Nosso curso terá 40 horas-aula”.

Mônica valorizou o trabalho realizado pela Aemp com o Senac. “Sempre fazemos parcerias, mas essa é muito importante, porque vai ajudar quem não tem condição e quer aprender”.

“Fui avisada por uma amiga que viu numa rede social. Como já sou manicure, vim me aperfeiçoar”, disse Carla Brito, residente no Bessa. Já Maria Aparecida do Bairro dos Estados, considera o curso oportuno: “Vim descobrir coisas novas e colocar em prática”.

Ana Lúcia Alencar Pereira, presidente da Aemp, explica que, ao final do curso, cada aluno receberá certificado. “Estou satisfeita com a execução desse trabalho. Sou grata, também, pela parceria com o TJPB, visto que é uma preocupação da atual gestão dar enfoque à humanização. Estamos concedendo uma oportunidade a esses jovens de se ressocializarem e saírem da situação de risco em que se encontram e, também, às pessoas da comunidade carente, que estão conosco fazendo esses cursos e vão entrar para o mercado de trabalho”, ressaltou.

Novos Cursos

No dia 16 de abril, terão início os cursos de ‘Confecção de Bijuterias’ e ‘Cozinha Básica’. No dia 14 de maio, mais dois: ‘Design de Sobrancelhas’ e ‘Técnica para Lancheiro’. Em junho, no dia 11, começam os cursos de ‘Técnica de Maquiagem’ e ‘Comida de Boteco’. Em julho, no dia 23, terão início os cursos de ‘Unhas Artísticas’ e ‘Corte Masculino’.

No mês de agosto, outras formações serão oferecidas pela Aemp: ‘Hidratação, Corte e Escova’ e ‘Chocolate e Doces Finos’, começando no dia 13. No dia 17 de setembro, têm início os cursos de ‘Artesanato em Sandálias’ e ‘Preparação de Doces e Salgados’. No mês de outubro, a partir do dia 16, serão oferecidos os cursos de ‘Cauterização e Selagem’ e ‘Montagem de Arranjos Florais’. Em novembro, no dia 12, iniciam: ‘Comida Italiana’ e ‘Confecção de Enfeites Natalinos’.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.