Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

PT encomenda pesquisa para avaliar imagem de Lula após prisão

quinta-feira, 12 de abril de 2018

/ por News Paraíba

Um terço do levantamento é dedicado a medir a percepção dos entrevistados sobre prisão do petista e seu potencial de transferência de votos

O instituto Vox Populi registrou nesta terça-feira (11) uma pesquisa encomendada pelo PT, que será divulgada na próxima terça-feira, dia 17. Ela tem 52 perguntas, das quais um terço avalia a imagem, credibilidade, situação atual e potencial de transferência de votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições 2018.

Num bloco de 17 perguntas, o entrevistado será questionado sobre se gosta ou não de Lula, se o considera honesto, se tem mais qualidades do que defeitos e se a vida melhorou ou piorou nos governos do PT. Em seguida, pergunta se soube da prisão do ex-presidente, questiona se ela foi justa ou não, se acha que ficou provado que ele era o dono do tríplex do Guarujá.
 
Segundo a Veja, a pergunta 31 questiona se “Lula é tratado por Moro e outros juízes de maneira mais dura da que usam com políticos como Temer e Aécio Neves, ou com o mesmo rigor”. Em seguida, pergunta se quem tem que julgar Lula é “o povo, nas urnas” ou “Moro ou outros juízes”.

Depois, pede que o entrevistado avalie se Lula cometeu erros, mas “fez muito mais coisas certas pelo povo brasileiro e pelo Brasil” ou se “errou muito mais do que acertou”. Questiona também se Lula deve poder se candidatar. Os entrevistados são solicitados a avaliar se o processo contra Lula teve motivação política (“pois muita gente não gosta dele”) ou se foi “um processo normal, sem se misturar com a política”.

Duas perguntas avaliam a opinião dos entrevistados sobre a prisão de Lula. Eles são chamados a opinar se as condições da prisão de Lula são rígidas demais. Atualmente, Lula está preso numa cela especialmente preparada para ele e só pode receber visitas constantes de seus advogados. Familiares têm dia específico para visita. Por fim, no bloco sobre o ex-presidente questiona se o eleitor votaria ou não num candidato indicado por Lula, caso ele não seja candidato.

O nome de Lula consta de todos os cenários eleitorais propostos pela pesquisa. A única diferença é o candidato que representa o governo atual: num cenário, é Henrique Meirelles; no outro, é Temer. Nenhum deles é contrastado a Lula no segundo turno. Além de Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), a pesquisa avalia em todos os cenários as intenções de voto em Joaquim Barbosa (PSB), Guilherme Boulos (PSOL), Manuela D’Ávila (PC do B), Rodrigo Maia (DEM) e Álvaro Dias (Podemos). A pesquisa será aplicada a 2 mil entrevistados, em todos os Estados menos Amapá e Roraima, os menores do Brasil.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.