Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Vítor Hugo inaugura 1ª escola municipal em regime integral de Cabedelo

quarta-feira, 30 de maio de 2018

/ por News Paraíba

Aumento do rendimento escolar; prática de atividades extracurriculares; melhor aproveitamento do tempo ocioso; segurança e tranquilidade para os pais. Esses são apenas alguns dos benefícios da escola em tempo integral que, a partir da próxima segunda-feira (4), fará parte da rotina escolar dos alunos da Escola Marizelda Lira da Silva, no bairro de Jardim Manguinhos.

A unidade é a primeira escola municipal a adotar o regime integral, beneficiando 85 crianças do Ensino Fundamental I e II, dos bairros de Jacaré, Camboinha e Jardim Manguinhos.

O anúncio foi feito pelo prefeito Vitor Hugo nesta terça-feira (29) durante solenidade na própria escola, que, agora, passa a funcionar integralmente das 7h às 16h15.

“Não existe alegria que supere a satisfação de poder implantar uma escola de ensino integral na cidade. É imensurável o tamanho dessa obra, além de ser um legado importantíssimo. O estudo é a base de tudo. Nele está o caráter humano. É a partir da educação e do trabalho dos professores que nos tornamos gente, e quando essa formação supera o básico e envereda pela formação mais completa, colocamos os alunos no caminho da profissionalização e da dignidade humana”, destacou Vitor que ainda anunciou a construção de uma quadra poliesportiva dentro da escola.

A escola Marizelda vai contar com mais 18 professores. Além das matérias padrões, à base curricular da escola serão acrescentadas as disciplinas de Esportes, Artes (dança e teatro), Robótica, Informática, Acompanhamento Pedagógico em Português e Matemática, Educação Ambiental (Horta e Jardinagem) e Economia Solidária (através do projeto Banco Mais).

“A educação é a máquina que transforma a sociedade, que constrói uma cidade justa e correta. É importante destacar a adoção imediata por parte da equipe da Seduc da proposta, aceitação pela comunidade escolar e pais e, sobretudo, a aprovação do Conselho Municipal de Educação para a iniciativa que hoje se concretiza. A escola em tempo integral proporciona uma educação diferenciada, ampliando o tempo do aluno na unidade e, através dessa vivência, um incremento da educação como um todo”, comentou o secretário da Educação Neroaldo Pontes. 

Rotina – De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), no horário da manhã, a escola atenderá o Ensino Fundamental II e I (apenas 5 anos); à tarde serão realizadas as atividades de Acompanhamento Pedagógico, Robótica, Artes, Esporte (atletismo, futebol, voleibol, handebol), Educação Ambiental e Economia Solidária.

As aulas terão início nesta quarta-feira (30). Os alunos terão direito a quatro refeições (desjejum, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), banheiros disponíveis para banho, salas de descanso e lazer durante o intervalo.

A escola Marizelda conta com uma estrutura de cinco salas de aula climatizadas, que comportam até 35 alunos; uma sala de informática com notebook para 20 alunos/aula; uma biblioteca; um campo livre para atividades de esporte; área livre com farmácia, horta e jardim.

“A implantação da escola integral é muito importante, principalmente pela localização da escola. Além de incentivar o aluno a querer estar na escola, a querer estudar, a querer um futuro melhor e através do esporte, da arte, vamos descobrindo novos talentos; o aluno vai tomando gosto pelo que está fazendo e vendo que a melhor saída é a educação para ele almejar um futuro”, definiu a gestora da Marizelda, Andréa de Fátima da Silva.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.