Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Projetos desenvolvidos por professores da Rede Estadual de Ensino são destaque em eventos acadêmicos

quarta-feira, 20 de junho de 2018

/ por News Paraíba

Motivados pelo prêmio Mestres da Educação, professores da Rede Estadual de Ensino estão desenvolvendo projetos, dentro das escolas, que estão se destacando em eventos acadêmicos espalhados pelo país. Esses projetos mostram a qualificação dos professores da Rede Estadual e seu comprometimento com suas escolas e seus alunos.

É o caso da professora de Física Samantha Rayssa Sousa da Silva, da Escola Papa Paulo VI, de João Pessoa. Por meio do projeto “Despertando o protagonismo juvenil através da disciplina de Prática Experimental com Utilização de Materiais Alternativos na temática Energia”, a professora Samantha Rayssa construiu, junto com 54 alunos da terceira série do Ensino Médio, uma maquete com protótipos de usinas termoelétrica, hidroelétrica, eólica, solar e nuclear, utilizando materiais alternativos. “Usamos materiais reciclados como isopor, fios de cobre e baterias onde conseguimos gerar energia para abastecer todas as usinas da maquete”, explicou a professora Samantha Rayssa.

O projeto da professora foi desenvolvido inicialmente para o prêmio Mestres da Educação e posteriormente a professora transformou-o em artigo e obteve aprovação para apresentação no Simpequi, Simpósio de Educação na área de Química e Ciências, que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 6, 7 e 8 de agosto.

Divulgando a Astronomia – O professor de Física João Pedro Gomes Alves Ferreira criou inicialmente o projeto “Astronomia no Ensino de Física: Ciência e Protagonismo”, para apresentação ao prêmio Mestres da Educação. Após a conquista do prêmio, o professor inscreveu o projeto no Conapesq, Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciência, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho, em Campina Grande.

O professor apresentará o projeto juntamente com o ex-aluno da Escola CPDAC, Davi Alves Torres, co-autor do projeto, hoje aluno de Física da UFPB. O objetivo do projeto foi trabalhar os conceitos da Astronomia por meio de seminários sobre o tema, para os alunos da segunda série do Ensino Médio. “Na parte teórica os alunos conheceram a vida dos principais cientistas que contribuíram para a Astronomia e na parte prática realizamos oficinas sobre as estações do ano, as órbitas dos planetas, a distância entre os planetas e a construção e lançamento de foguetes”, explicou o professor João Pedro.

Área de Humanas em Foco – Os professores Josemar Medeiros e Denise da Silva, da Escola Cidadã Integral Técnica de Bayeux, juntamente com os alunos João Rafael e Maria Isabel, representaram a Paraíba na Expoceti com o projeto “Um olhar sociológico das instituições militares a partir da música”. O evento aconteceu entre os dias 4 e 8 de junho no município de São Lourenço/PE. O trabalho apresentado pelos estudantes foi contemplado com credenciamento em Fortaleza e na Colômbia.

“O projeto, que começou com uma simples conversa com o professor Josemar, foi selecionado para um congresso internacional na Colômbia. O professor me fez acreditar e o meu sonho se tornou o seu sonho. Ele me fez acreditar que eu poderia chegar longe, ele simplesmente acreditou em mim!”, finalizou o aluno João Rafael.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.