Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

DIÁLOGO PERMANENTE: Dinaldinho se reúne com Conselho Tutelar de Patos nesta terça com avanço na pauta de reivindicações

segunda-feira, 2 de julho de 2018

/ por News Paraíba

O prefeito Dinaldo Wanderley Filho se reúne com os Conselhos Tutelares Norte e Sul da cidade de Patos, nesta terça-feira (3), às 10h da manhã.

O intuito do prefeito, com o encontro, é manter o diálogo permanente e o contato proativo com o seguimento em prol da população atendida pela categoria. A pauta dos conselheiros é ampla e boa parte dela já foi atendida, segundo a administração municipal. Dentre os pleitos apresentados estão material permanente, mobiliário e material de expediente, entre outras coisas.

A gestão do município explica que tem atendido ao  Conselho Tutelar "na medida do possível", mas que esbarra nas questões burocráticas.

Desde o início do seu governo, Dinaldinho tem buscado atender aos pleitos apresentados pelos conselheiros, visando dar condições ideais de trabalho aos seus membros, dentro do que a burocracia que rege as leis do erário permitem, a exemplo da Lei das Licitações, que tem ditado o ritmo do processo de implementação dessa estrutura, além das condições do Tesouro Municipal.

O Chefe de Gabinete, Múcio Sátyro Filho, explica que tem mantido as portas abertas para os conselheiros, diz que já recebeu o grupo "inúmeras" vezes desde o início da atual gestão e que tem buscado atender às solicitações sempre que possível.

"Tudo que foi pedido, diárias ajuda de custo, reembolso de despesa, viagens, cursos, tudo foi pago pela prefeitura, todos os processos estão quitados, não existem débitos com a categoria", relata Múcio Filho.

Múcio também fala das questões que envolvem a burocracia inerente aos processos licitatórios que muitas vezes levam à impressão de que o governo teria certa "má vontade" para com os conselheiros, o que ele rechaça determinantemente.

"Não existe má vontade, todos os setores da prefeitura estão precisando de móveis, por exemplo, e vão esperar a licitação. O material de limpeza, outra solicitação dos conselhos, já foi providenciado pelo setor de compras a entregue na última quinta-feira (28). Havia um problema de licitação que terminou na semana anterior e desde a última semana começou a ser entregue. Tudo que podemos fazer para atender e facilitar o trabalho, estamos fazendo", disse Múcio Filho.

O grande entrave nesse debate, segundo o chefe de gabinete, está no pedido de reforma dos prédios-sede do Conselho Tutelar Norte e Sul. Obra orçada em mais de R$ 30 mil reais.

Segundo cálculo feito pela gestão, o valor ultrapassa o total anual gasto com os aluguéis dos prédios, o que teria um proibitivo na realização da despesa.

De acordo com Múcio Filho, em virtude desse proibitivo, já foi proposto, inclusive, o aluguel de novos prédios, mais novos e que não precisassem de reforma, o que econonomizaria tempo e dinheiro, e que deve voltar à discussão nesta terça, durante a reunião com o prefeito.

"A reforma está orçada em mais de R$ 30 mil, mais do que se paga de aluguel por ano, e há um proibitivo nessa despesa. O que nos foi solicitado já foi oficiado à Seinfra, a Seinfra já preparou o projeto e estamos aguardando material para fazer a tal reforma. Propomos que novos prédios fossem alugados, desta forma, sem a necessidade de reforma, economizaríamos dinheiro do erário e tempo", disse.

O prefeito Dinaldinho, com a reunião, busca reafirmar o compromisso com os conselheiros de que tudo que pode, deverá ser feito, dentro das possibilidades da edilidade, com a manutenção do diálogo franco e permanente em busca de soluções para os problemas apresentados.

"Estamos prontos para o diálogo e para as soluções. Os entraves burocráticos requerem de nós paciência e serenidade. Estamos lidando com um seguimento sensível da sociedade, que são as crianças em estado de vulnerabilidade social, por isso é que precisamos de união e de uma proatividade que vise sanar esses problemas, e nós sabemos que estruturar e dar condições de trabalho aos conselheiros é o primeiro passo e mais importante para uma política efetiva de assistência e de cuidados para com as nossas crianças. Estou à disposição para fazer sempre o melhor", declarou o prefeito Dinaldinho.

News Paraíba
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.