Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Estão abertas as inscrições para o HackFest 2018 que terá maratona hacker e virada legislativa

terça-feira, 24 de julho de 2018

/ por News Paraíba

Estão abertas as inscrições para a 'Maratona por mudança' do HackFest 2018. A solicitação deve ser feita por formulário eletrônico, disponibilizado no site hackfest.com.br, até o próximo dia 2. Este ano, o evento será realizado entre os dias 16 e 19 de agosto, com o tema 'Por uma Sociedade Politicamente Participativa'. Além da maratona hacker, o encontro terá como novidade a 'Virada Legislativa', que vai estimular a produção de projetos de leis de iniciativa popular.

O evento, promovido pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e órgãos parceiros, tem como objetivo fomentar o espírito cívico e explorar a utilização de diferentes formas de mobilização social. A inscrição é gratuita e podem participar do HackFest pessoas físicas a partir dos 16 anos de idade. As regras estão no regulamento disponibilizado no site do evento.

Estão sendo oferecidas 250 vagas para a maratona, sendo 60% delas destinadas, prioritariamente, a estudantes e profissionais que declararem, no formulário de solicitação da inscrição, possuir experiência em Tecnologia da Informação (TI) e áreas correlatas. As demais vagas serão preenchidas por estudantes e profissionais de outras áreas que possam contribuir nas equipes para a concepção e desenvolvimentos dos aplicativos.

Os participantes da 'Maratona por mudança' formarão equipes que trabalharão na produção de aplicativos e de projetos de lei de iniciativa popular, que fomentem a participação social na política, o controle social, a melhoria de serviços públicos e o combate à corrupção. Cada grupo terá, no mínimo, quatro integrantes e, no máximo, seis.

Após a apresentação dos produtos desenvolvidos pelas equipes, serão escolhidos como finalistas as 10 equipes melhores avaliadas (três da produção de leis e sete de desenvolvimento de softwares), que serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze.

O evento
Paralelamente à maratona, durante os quatro dias de evento, haverá painéis, palestras e oficinas, trazendo um conteúdo diferenciado para atender diversos públicos. O HackFest é um evento para discussão e produção de ferramentas tecnológicas que serão aliadas na interação da sociedade com a gestão pública. É uma oportunidade importante para ampliar o diálogo sobre políticas entre a sociedade e os poderes públicos. Em 2017, participaram do HackFest 180 maratonistas, mais de 3 mil participantes e mais de 30 horas de atividades.

O evento é realizado pelo Ministério Público da Paraíba, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Prefeitura de João Pessoa, Câmara Municipal de João Pessoa e Laboratório Analytics. Conta com o apoio de vários parceiros, como Ibis, Atricon, MPF, Aspol, ANTC, AMPB, Funifier, Polícia Federal, Instituto dos Auditores Internos, AMPB, CGE, TCE, UFPB, Castanhola, Transparency International, Contas Abertas, Anid, Data Robot, Five ACTS, Receita Federal, SindContas e Unipê.

Programação da maratona

16/08 – Abertura, credenciamento, nivelamento, produção de ideias e formação de equipes;
17 e 18/07 – Desenvolvimento
19/07 – Apresentação dos resultados e divulgação dos classificados
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.