Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

MPT e OIT lançam campanha de prevenção ao Escalpelamento

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

/ por News Paraíba

Você já ouviu falar em escalpelamento? Trata-se de uma realidade violenta que afeta, em sua maioria, mulheres e meninas na região Norte do Brasil. Esse grave acidente costuma ocorrer em embarcações de pequeno porte, durante a pesca artesanal ou o transporte para a escola, o trabalho e outros locais.

No escalpelamento, o couro cabeludo de uma pessoa é arrancado de maneira brusca e violenta. Para combater e prevenir acidentes desse tipo, o Ministério Público do Trabalho e a OIT lançaram uma campanha para conscientizar todos os brasileiros sobre esse problema e dar visibilidade à realidade de exclusão e violência que as vítimas de escalpelamento enfrentam diariamente.

A população ribeirinha é muito afetada, pois utiliza barcos pequenos com frequência no dia a dia. Essas embarcações costumam ser adaptadas com o eixo do motor e do volante expostos, onde o cabelo pode se enroscar e provocar o acidente. O resultado: mutilação de toda a camada que envolve o crânio e de outras partes, como pálpebras, orelhas e face.

Nessa terça-feira – 28 de agosto – foi Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento. Apenas com o apoio de toda a população será possível fortalecer a prevenção dos acidentes e garantir os direitos das vítimas, especialmente educação, proteção social e trabalho. Pois, devido aos problemas, algumas vítimas ficam impossibilitadas de trabalhar. A campanha pede o poio da população nas redes sociais e conta com o poio da atriz Dira Paes. Ela participa voluntariamente da campanha em um vídeo falando sobre o assunto, com depoimentos de mulheres, vítimas do escalpelamento e de preconceitos.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.