Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

No dia do aniversário de João Pessoa, Henrique Maroja defende plebiscito pela mudança do nome e da bandeira da Capital paraibana

domingo, 5 de agosto de 2018

/ por News Paraíba

O empresário, advogado e pré-candidato a deputado estadual, Henrique Maroja, vem empunhando a bandeira que defende a mudança de nome da capital paraibana e sua bandeira.

Neste dia 5 de agosto, aniversário da cidade, Maroja traz à pauta uma discussão ampla e aberta sobre o assunto.

Henrique defende que um plebiscito seja realizado na cidade para que a população opine a este respeito e que haja um sério debate para que as mudanças sejam, de fato, realizadas. 

"Essa é a histórica bandeira da Parahyba. Compartilhe essa idéia! Plebiscito já!", defende Maroja.

Além dele, o movimento ainda reúne ativistas culturais, classe política, artistas, intelectuais, dentre outras correntes que defendem as reflexões acerca do tema.

Terceira capital mais antiga do país, a histórica cidade nascida às margens do Rio Sanhauá, já foi chamada de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Frederica, Cidade da Parahyba e, ganhou o nome do governador João Pessoa, quando do trágico episódio de sua morte em 1930, desencadeando os acontecimentos registrados na história que culminaram com a Revolução de 1930, movimento liderado por Getúlio Vargas, que que depôs o presidente da república Washington Luís, em 24 de outubro daquele ano, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à chamada 'República Velha'.

Para Henrique, não se trata de afrontar a memória de João Pessoa, mas de reconhecer a importância histórica da Capital, uma das mais importantes portas de entrada para a nossa colonização, além de devolver à cidade o nome que foi marco da saída dos holandeses das terras paraibanas em 1º de fevereiro de 1654, dando o nome original da então capitania (Parahyba), que também viria ser o nome da província e finalmente do nosso Estado.

Além do nome, o movimento defendido por Maroja também visa devolver à Paraíba a antiga bandeira, listrada em cores verdes, além do azul, amarelo e branco, constantes na flâmula, diferente do luto e do sangue, representados pelo preto e vermelho, além do "NEGO' da bandeira atual.

"Nossa luta pela volta da bandeira e mudança do nome da capital paraibana, para Parahyba, não é nada contra o grande e importante governador João Pessoa, reconhecemos sua contribuição e importância na história, mas nenhum homem, por melhor que tenha sido, pode ser maior que o próprio estuário do Parahyba, esse sim foi e ainda é responsável pretérito sobre a nascimento e desenvolvimento de nosso estado", disse Henrique.


News Paraíba
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.