Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

BOAS NOVAS: Presidente do PSB de Santa Rita procura Cagepa para cobrar explicações sobre falta d'água na cidade e empresa estabelece prazos para a solução do problema

terça-feira, 20 de novembro de 2018

/ por News Paraíba
Rubens Falcão em conversa com João Júnior e Carlinhos do Adesivo


Problema recorrente na cidade e motivo de sérios protestos dos moradores nas redes sociais, a falta d’água em Santa Rita tornou-se pauta de um encontro com a gerência da Cagepa, na manhã desta terça-feira (20).

Moradores das localidades mais atingidas pelos problemas de abastecimento na cidade estiveram representados em uma reunião realizada na Gerência Regional do Litoral, solicitada pelo ex-vereador e atual presidente do PSB santarritense, João Júnior, onde uma série de soluções foram discutidas para sanar os problemas de distribuição de água nos bairros do Marcos Moura e adjacências, Tibiri 2 e região, Alto da Cosibra e Várzea Nova.

Dona do maior lençol freático da Paraíba, a cidade precisava de respostas, e elas vieram na manhã de hoje.

Recebido pelo Gerente Regional do Litoral, Rubens Falcão, João Junior recebeu uma série de informações acerca das ações e serviços que já estão sendo realizados para que se chegue à solução dos problemas apresentados em contato anterior à reunião.

"Estamos realizando diversas ações na cidade de Santa Rita objetivando resolver definitivamente essa situação", declarou o gerente.

Segundo Rubens, a oferta de água para essas localidades é suficiente para o seu abastecimento, mas explicou que ajustes e manutenção precisam e já estão sendo feitos para que haja a sua correta distribuição.

"De acordo com os nossos relatórios, a água produzida atende à população de Santa Rita, especificamente a de Tibiri, o que deve estar acontecendo é uma má distribuição dessa água, o uso de forma indevida dessa água", explicou. 

Para Rubens, as reclamações são justas, ao tempo em que coloca toda estrutura da Gerência do Litoral à disposição do município para a solução dos problemas.

"Além de ações pontuais de interligação de rede para que possamos distribuir melhor essas vazões e essas pressões para atender à justa reivindicação do povo de Santa Rita", disse.

MARCOS MOURA/TIBIRI 2

O bairro do Marcos Moura e sua região adjacente foi uma das áreas que mais cresceram nos últimos anos e, com isso, houve uma sobrecarga nos serviços da Cagepa, fazendo com que a empresa viesse investir na ampliação da rede de abastecimento, segundo Rubens Falcão.

Para resolver os problemas de falta d'água que tem causado transtornos à população local, uma sub-adutora de 2 quilômetros está em fase de conclusão, motivo pelo qual a falta de abastecimento na localidade  deve ser resolvida de forma definitiva, de acordo com o gerente.

Em relação à região do Tibiri 2, um dos bairros mais afetados com a atual situação, parte do seu sistema fornece água para o Loteamento Sol Nascente, localizado no Marcos Moura, causando sobrecarga no já problemático abastecimento.

Com a conclusão da obra da sub-adutora, o Marcos Moura se tornará independente e abastecerá toda sua região, fazendo com que toda água produzida no Tibiri, permaneça no bairro.

Para Rubens, a situação que envolve os dois bairros deve ser resolvida até a próxima semana.

"Estamos fazendo uma sub-adutora no Marcos Moura de 2 quilômetros que irá reforçar e resolver definitivamente o problema do bairro, que hoje recebe água de parte do sistema de Tibiri e, com isso, a gente vai poder isolar o Marcos Moura e vai sobrar água para o Tibiri. A gente espera que com esse reforço da sub-adutora do Marcos Moura, a gente possa melhorar (a oferta de água). Estamos monitorando diariamente e vamos fazer todo e qualquer reforço de rede que seja preciso", afirmou.

ALTO DA COSIBRA/VÁRZEA NOVA

Algumas das regiões mais afetadas com a falta d'água, o Alto da Cosibra tem recebido uma atenção especial da Cagepa com a desobstrução da rede desde o reservatório localizado próximo ao Aeroporto, passando pela rede que contorna o 16º RCMec, cortando todo o Loteamento Boa Vista, até a passarela da BR-230.

A manutenção está sendo feita em todo o trecho, todos os pontos estão sendo desobstruídos e o abastecimento deve ser normalizado na localidade até a meia-noite desta quinta-feira (22). Com a realização do serviço, o bairro de Várzea Nova também deve ter o seu fornecimento de  água normalizado.

"Estamos com um problema pontual no abastecimento de Várzea Nova e na região do fórum (Alto da Cosibra), que estará se resolvendo de hoje para amanhã. Trata-se de um problema de obstrução de rede. Já detectamos e já estamos trabalhando desde o dia que recebemos as justas reclamações da cidade, mas que vamos resolver até amanhã com as ações que estamos desenvolvendo na altura do reservatório R-18, na altura do Aeroporto e na passarela mais próxima ao fórum (na BR-230). Até meia-noite de amanhã, vamos terminar esse serviço e regularizar em definitivo", garantiu Rubens Falcão.

Equipe da Cagepa trabalhando na desobstrução da rede que abastece Alto da Cosibra e Várzea Nova 


AÇÕES DE MELHORAMENTO DA REDE

O Gerente Regional do Litoral ainda anunciou uma série de obras e serviços que a Cagepa vem implementando na região do Tibiri 2, como as ações pontuais de vazão e distribuição da água, além da construção de um novo reservatório no Loteamento Plano de Vida e um novo reservatório de captação de água em Santa Rita.

"Além disso, estamos construindo no Plano de Vida um novo reservatório, além de um novo reservatório de captação para Santa Rita, que deve ser concluído entre janeiro e fevereiro", ressaltou.

CAMPANHA DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA E TARIFA SOCIAL

Além das ações já expostas, Rubens Falcão também anunciou que está elaborando uma campanha de renegociação de débitos junto à Gerência Comercial com o intuito de flexibilizar as regras para parcelamento das dívidas existentes.

Segundo ele, haverá a concessão da tarifa social de R$ 11,00 (onze reais) às famílias de baixa renda que ainda não foram enquadrados na faixa, a diminuição da entrada e o aumento do número de parcelas, de acordo com a necessidade de cada usuário.

"Estamos abertos para negociação da forma que eles puderem renegociar seus débitos para que a gente traga de volta esses clientes", finalizou.

Após a conclusão dessa primeira etapa dos serviços, uma reunião será agendada com os moradores e a presença do Gerente Regional para a discussão dos problemas e melhoramentos do abastecimento d'água nessas e demais localidades.

Além de Rubens Falcão e João Júnior, ainda estiveram presentes à reunião o Gerente Comercial da Cagepa, Adailtom Coelho, e o suplente de vereador de Santa Rita e representante dos moradores residentes nas áreas atingidas pela falta d'água, Carlinhos do Adesivo.

João Júnior, Rubens Falcão, Adailtom Coelho e Carlinhos do Adesivo
Foto: Paulo Philippe - Comunicação e Marketing Cagepa Litoral


Confira a entrevista concedida por Rubens Falcão ao Portal News Paraíba:



News Paraíba

Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.