Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Marcha a Brasília: prefeitos reivindicam aumento de 1% FPM, pacto federativo e reforma da Previdência

terça-feira, 9 de abril de 2019

/ por News Paraíba

De pires na mão, prefeitos, secretários e vereadores de todo o país participam da 22ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começou nesta segunda-feira (8) e segue até quinta-feira (11). Prefeitos de 102 municípios paraibanos participam.

As principais reivindicações que serão apresentadas ao governo federal e ao Congresso Nacional serão aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), aprovação do projeto de lei que garante a participação dos municípios no resultado da exploração de petróleo, Novo Fundeb e reformas tributária e da Previdência.

Segundo o Jornal da Paraíba, a abertura oficial vai acontecer na terça-feira (9), com as presenças do presidente Jair Bolsonaro, presentes do Senado e da Câmara e ministros de Estado. Em entrevista coletiva, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, apresentou os destaques do evento, bem como os principais estudos e pesquisas elaborados pela entidade e que retratam a realidade dos mais de oito mil gestores esperados no evento.

A programação completa está disponível no site da Marcha.

“O pacto federativo, cessão onerosa, aumento de 1% no FPM, ISS, Novo Fundeb e Lei Kandir estão entre as matérias urgentes para o Entes locais, além da urgência de aprovar a reforma da Previdência. Aí estão as oportunidades de efetivamente a gente começar a trabalhar o Mais Brasil. Isso é o Mais Brasil”, destacou Aroldi.

Ele falou sobre a expectativa do movimento municipalista acerca da participação do Executivo. “O presidente Jair Bolsonaro confirmou presença e determinou a participação de todos os seus ministros”, frisou o presidente da CNM, destacando ainda a presença em peso do Legislativo e das principais frentes no Congresso Nacional que têm defendido os interesses dos Municípios: a parlamentar mista em Defesa dos Municípios e a a pacto federativo.

Paraíba

Do Nordeste, o prefeito de Bom Jesus, no Sertão da Paraíba, Roberto Bandeira, disse que, dos 223 Municípios paraibanos, 102 terão a prefeitura representada no evento (46%). “O crescimento financeiro do Município é a pauta maior do governo federal. O presidente tem dito em suas propostas que será ‘Menos Brasília e mais Brasil’, e a Marcha será o momento de fazer com que isso aconteça”, adiantou Bandeira.

Na sexta-feira (5), 82 prefeitos se reuniram para discutir uma pauta de reivindicações e entregar uma carta com as prioridades dos municípios à bancada federal paraibana. O objetivo foi fazer com que os deputados e senadores lutem pela aprovação das matérias que tramitam na Câmara e no Senado. O evento foi organizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e aconteceu em João Pessoa.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.