Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

STF libera ex-presidente Lula para dar entrevistas enquanto está preso

quinta-feira, 18 de abril de 2019

/ por News Paraíba

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, concedeu na noite desta quinta-feira (18) uma liminar que permite ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conceder entrevistas enquanto cumpre pena na sede da Polícia Federal, em Curitiba, de acordo com informação veiculada pelo site da revista InfoMoney.

Em setembro do ano passado, o ministro Luiz Fux suspendeu uma liminar concedida por Ricardo Lewandowski que autorizava a Folha e outros veículos a entrevistarem Lula na prisão.

Na decisão, o ministro disse que, se a entrevista já tivesse sido realizada, sua divulgação estaria censurada, estabelecendo uma censura prévia. Lula está preso há pouco mais de um ano, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes, revogou sua própria decisão que, na última segunda-feira, retirou do ar reportagens dos sites da revista Crusoé e O Antagonista sobre o presidente da corte, Dias Toffoli.

O movimento ocorreu após uma série de críticas de juristas, políticos, grupos jornalísticos e até mesmo de ministros do STF ao que foi entendido como censura, e reduz pressão sobre o inquérito aberto por monocraticamente por Toffoli para apurar a disseminação de notícias falsas sobre a corte e seus membros.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.