Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

PB teve 7ª maior taxa de violações contra pessoas com deficiência em 2018, aponta Disque 100

sexta-feira, 12 de julho de 2019

/ por News Paraíba

A Paraíba registrou, em 2018, a 7ª maior taxa de violações contra pessoas com deficiência do país, a cada 100 mil habitantes nessas condições no estado. Os dados são do Disque 100, o "Disque Direitos Humanos", divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Em 2018, foram registradas 303 denúncias, o que representa a 9º maior proporção do país - sendo 28,98 casos a cada 100 mil habitantes portadores de deficiência na Paraíba, conforme o Ministério. O Distrito Federal ocupa a primeira posição, com uma taxa de 38,48. Os números foram divulgados no dia 24 de junho.

As violações mais denunciadas ao Disque 100, no estado, foram negligência e violência psicológica; seguidas por abuso financeiro e econômico ou violência patrimonial; e violência física.
Violação de Direitos; PB é o 7º estado em denúncias feitas por pessoas com deficiência

Violação de Direitos; PB é o 7º estado em denúncias feitas por pessoas com deficiência

Segundo o G1, em relação ao perfil das vítimas, os dados apontam que a maioria era do sexo feminino, sendo 175 mulheres. Além disso, foram contabilizadas mais denúncias relacionadas a pessoas na faixa etária dos 36 aos 40 anos, de raça parda e às portadoras de deficiência mental.

Para Margarida da Mota, diretora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, em Campina Grande, ainda é preciso discutir os direitos dos portadores de deficiência.

“O que se observa é que há um grande desconhecimento do direito que essas pessoas têm do exercício pleno da cidadania, embora a ignorância da lei não iniba a criminalização dos gestos das pessoas que desconhecem ou que afrontam esses direitos”, disse.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.