Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

João Azevêdo apresenta projetos do Governo da Paraíba à bancada federal

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

/ por News Paraíba

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta sexta-feira (2), na Granja Santana, em João Pessoa, com integrantes da base de sustentação do Governo do Estado no Congresso Nacional. O encontro teve o objetivo discutir projetos de lei de interesse da Paraíba que tramitam na Câmara e no Senado Federal e de apresentar ações da gestão estadual que precisam da liberação de recursos para serem executadas. Participaram do encontro o senador Veneziano Vital do Rego e os deputados federais Efraim Filho, Hugo Motta, Damião Feliciano e Wilson Santiago.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual reforçou a necessidade de construir uma agenda positiva para o desenvolvimento da Paraíba e de debater pautas federativas. “A cessão onerosa, a securitização da dívida, a prorrogação de precatórios e a Lei Kandirprecisam ser tratadas porque existe um conjunto de leis e projetos que está tramitando no Congresso e que precisa ser alinhado a nossa visão. Além disso, pedimos o apoio da bancada para a liberação de recursos e emendas para o Estado”, frisou.

O secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, disse que a reunião foi importante para solicitar à bancada federal o destravamento de projetos de interesse do Estado. “Nós temos ações importantes para o Porto de Cabedelo e que na última reunião restaram dúvidas em relação à liberação dos recursos e nós tínhamos a expectativa de que a situação da dragagem estaria resolvida. Nós também tratamos da barragem de Cupissura, que será construída pela Cagepa no município de Alhandra para reforçar o abastecimento de água de toda a Região Metropolitana de João Pessoa; essa obra estava assegurada e tivemos informações de que os recursos podem não sair este ano, e a bancada se comprometeu a fazer intervenções no sentido de buscar que esses investimentos cheguem para ajudar na infraestrutura do nosso Estado”, explicou.

De acordo com Deusdete Queiroga, os parlamentares informaram na reunião que a dragagem do Porto de Cabedelo, a transposição do Rio São Francisco com a entrada do ramal Piancó e a duplicação da BR-230, a partir de Campina Grande até a Praça do Meio do Mundo, foram priorizadas nas emendas. 

O coordenador da bancada federal, Efraim Filho, fez uma avaliação positiva da reunião e assegurou que todos os pleitos apresentados pelo governador João Azevêdo serão levados para Brasília com o objetivo de conseguir os recursos necessários para a execução deles. “Foram apresentadas demandas da Paraíba, com uma apresentação de uma agenda do Estado e queremos construir isso de forma plural. São investimentos para o Porto de Cabedelo, para a duplicação da BR e para construção de barragens, que são matérias importantes para o povo da Paraíba e essa é a bandeira que nos une”, pontuou.

O senador Veneziano Vital do Rego enalteceu a iniciativa do gestor paraibano de informar à bancada todas as pautas de interesse do Estado. “Nós estamos voltando de um recesso de duas semanas e o governador expôs o que ele projeta em termos de ações. É importante que isso aconteça para que nós possamos dar sequência ao que foi apresentado hoje. Algumas dessas ações já estão em execução e precisam de um trabalho político para a viabilização de recursos para o sequenciamento dessas obras”, observou.

O deputado federal Wilson Santiago assegurou o empenho dos parlamentares para garantir a execução das obras no Estado.  “Nessa conversa foram apresentadas as prioridades da Paraíba e os projetos que estão em andamento e os que serão iniciados. Toda a bancada que esteve presente se comprometeu de ir aos Ministérios e encaminhar esses pleitos para consolidar muitas ações que são essenciais para o crescimento do Estado”, declarou.

Também estiveram presentes, os secretários Nonato Bandeira (Comunicação Institucional); Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão); Edvaldo Rosas (Chefe do Governo), além dos secretários executivos Bruno Frade (Finanças) e Adauto Fernandes (Representação Institucional) e o chefe de Gabinete, Ronaldo Guerra.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.