Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Pontes diz que governo aperfeiçoará Inpe: ‘Não vamos só discutir números’

terça-feira, 13 de agosto de 2019

/ por News Paraíba

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse, na noite desta segunda-feira 12, em Florianópolis, que o governo vai trabalhar para o aperfeiçoamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Toda essa conversa acabou resultando em um novo produto. O que nós vamos fazer, junto com o Ministério do Meio Ambiente, é trabalhar para o aperfeiçoamento, tanto para a captura de imagens, ampliando o número de satélites, quanto para o tratamento dessas imagens, junto com o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], para que a entrega seja feita na forma e na velocidade que o Ibama precisa para atuar”, disse.

Segundo o ministro, essas ações vão ajudar o governo a reduzir o desmatamento. “No final de tudo isso, o objetivo é reduzir o desmatamento, ajudando o governo a reduzir o desmatamento para que o Ibama possa cumprir sua função. Não vamos discutir só os números. Temos que discutir as ações para a frente”, disse a jornalistas, após discursar no Innovation Summit, na capital catarinense.

Em julho, quando o presidente Jair Bolsonaro questionou dados de desmatamento do Inpe, Pontes afirmou que compartilhava a “estranheza”.

Segundo a Veja, em nota emitida na época, Pontes disse que a “contestação de resultados, assim como a análise e discussão de hipóteses, são elementos normais e saudáveis do desenvolvimento da Ciência, suas teorias e metodologias” e que solicitaria ao instituto “um relatório técnico completo contendo os resultados da série histórica dos últimos 24 meses, assim como informações detalhadas sobre os dados brutos, a metodologia aplicada e quaisquer alterações significativas desses fatores no período”.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.