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Agências bancárias de Santa Rita, PB, recebem recomendação do MP para melhorar atendimento

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

/ por Batista Santos

Os bancos da cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, receberam uma série de recomendações do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para melhorar o tempo de atendimento dos clientes. A recomendação foi assinada no dia 8 de agosto, mas só foi publicada no Diário Eletrônico do MPPB de quarta-feira (4).
De acordo com as recomendações assinadas pela promotora de interesses do consumidor, Ana Maria de França Cavalcante, as recomendações foram feitas a partir de Inquérito Civil Público n° 015.2019.000119, que tem o objetivo de apuração as condições de atendimento e prestação de serviços bancários, principalmente na demora no atendimento.

Recomendações

  • Registrar data e hora do atendimento no mesmo papel que o cliente retira com a senha para ser atendido, desde que consta a hora da retirada da senha.
  • Não criem dificuldades aos usuários que já tiverem esperado por tempo superior ao determinado em lei e queiram registrar o horário da desistência.
  • Fixar em local visível, de preferência próximo à máquina distribuidora de senhas, cartazes indicando que o cliente deve exigir o registro no papel do horário do atendimento ou da desistência do atendimento.
  • Fixar no interior das agências que o atendimento aos caixas se dará no máximo em 20 minutos em dias normais e 30 minutos em dia que anteceda ou suceda feriado.
  • Manter cadeiras de rodas à disposição de pessoas com necessidades especiais permanentes ou temporárias para uso no interior da agências.
Ainda segundo o MP, as recomendações foram feitas em decorrência de visitas às agências bancárias de Santa Rita. A promotora explicou que o problema identificado no tempo de atendimento atinge a todos os clientes, mas afeta de forma mais grave os cidadãos gestantes, idosos e deficientes físicos.
“A presente recomendação não esgota a atuação do Ministério Público sobre o tema, não excluindo futuras recomendações ou outras iniciativas com relação ao agente acima indicado ou outros cuja atuação seja pertinente ao seu objeto”, afirma a recomendação.
Foi dado um prazo de 40 dias para cumprimento das recomendações por parte do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco e Banco do Nordeste.

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