Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Sobe para 23 número de mortos por passagem do furacão Dorian

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

/ por Batista Santos
número de mortos nas Bahamas pela passagem do furacão Dorian subiu de 20 para 23 nesta quinta-feira  (5), após as autoridades locais terem localizado três corpos nas ilhas Grande Bahama e Ábaco, informou o ministro de Saúde, Duane Sands.
Após divulgar o novo balanço oficial de vítimas, o ministro ressaltou que o número de morto será "significativamente maiores" que o atual.
Segundo ele, apenas algumas funcionários especializadas podem declarar como mortas as pessoas encontradas e isso está atrasando a inclusão do nome delas na contagem do governo.
"Sei que pode parecer ridículo para muitos, mas se fizermos de outra maneira isso pode ter consequências legais", explicou Sands em entrevista coletiva.
O ministro admitiu que começam a faltar câmaras refrigeradas móveis para guardar os corpos encontrados em locais mais remotos. Por isso, especialistas serão levados a ambas as ilhas para fazer a análise necessária na região onde as vítimas foram encontradas.
A prioridade do governo das Bahamas é resgatar e dar assistência urgente aos idosos e aos doentes, que estão sendo levados para as ilhas que não foram atingidas pelo furacão.
O furacão
O Dorian atingiu as Bahamas como um furacão de categoria 5, a maior na escala Saffir-Simpson. Sands afirmou que nunca viu "nada igual" e que não quer ver mais um fenômeno climático deste tipo no futuro.
A ajuda para os sobreviventes do furacão, que praticamente pulverizou as ilhas Grande Bahama e Ábaco, estão chegando não só de vários governos da região, mas também do setor turístico, um dos principais motores da economia do país.
A representante da Agência Nacional de Gestão de Emergência das Bahamas, Melanie Roach, disse hoje que mais de 100 pessoas foram resgatadas em Ábaco e que as equipes estão trabalhando para desbloquear as estradas na Grande Bahama.
Como o furacão Dorian destruiu portos e aeroportos na região, há muita dificuldade para levar ajuda às regiões que mais precisam. O resgate está ocorrendo através de helicópteros que pousam em locais improvisados, como campos de beisebol.
Além das empresas de turismo, importantes artistas, como Rihanna e Lenny Kravitz, também aderiram à campanha de arrecadação de dinheiro para ajudar a reconstruir as Bahamas.
News Paraíba com r7.com
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.