Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Cabedelo se engaja em Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

terça-feira, 15 de outubro de 2019

/ por News Paraíba

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sescab), participa, até o dia 25, da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A mobilização, que teve início no último dia 7, tem por finalidade interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país. O Dia D de mobilização acontece no próximo dia 19, na comunidade de Vila Feliz.
  
Cabedelo recebeu 420 doses (monodoses) da vacina Tríplice Viral e a meta é atingir 350 crianças, na faixa etária indicada pela campanha. Rotineiramente, os postos dispõem da vacina para a faixa etária de 1 ano a 49 anos, 11 meses e 29 dias. 
            
Durante todo o período de campanha, as Unidades de Saúde do município estarão a postos para atender o público e atualizar as carteiras de vacinação. A mobilização é de caráter seletivo, buscando, neste primeiro momento, verificar e aumentar a cobertura vacinal entre crianças de seis meses até menores de 5 anos, grupo alvo da campanha.
 
 “A Sescab, por meio da Vigilância em Saúde, convoca os pais e responsáveis pelas crianças na faixa etária indicada para participarem dessa importante campanha de imunização. Quem não puder durante a semana, é bom aproveitar a realização do Dia D, de mobilização nacional. Não é uma campanha indiscriminada, é uma campanha seletiva. Quem já tomou não precisa tomar mais, mas é preciso fazer a avaliação de cartão para verificar a necessidade”, comentou a coordenadora de imunização em Cabedelo, Missânia Moreira.
 
A campanha será dividida em dois grupos. Neste primeiro momento, o foco são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), público que vem apresentando uma elevada incidência da doença em todo o país. Em um segundo momento, previsto para começar no dia 18 de novembro, a campanha será voltada para pessoas da faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização.
 
“É extremamente necessário que pais ou responsáveis levem as crianças às Unidades, pois o sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa e que, infelizmente, uma das complicações é o óbito. A única forma de proteção é a vacina. Então, vamos vacinar nossas crianças”, convocou a coordenadora.
 
De acordo com Missânia, até o mês de julho, Cabedelo atingiu 98,41% de cobertura vacinal da Tríplice Viral para a primeira dose. Já em termos de suspeitas, a coordenadora explicou que foram notificados 7 casos. Desses, 1 deu negativo, 4 descartados e 2 encontram-se em investigação.
Sobre a doença – O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
 
Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.