Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Os personagens que fizeram da Operação Natal Luz símbolo do combate à corrupção para o povo de Santa Rita

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

/ por News Paraíba

A Operação Natal Luz, desencadeada na madrugada da última terça-feira (5) ganhou repercussão nacional ao prender 11 vereadores e o contador da Câmara Municipal de Santa Rita numa ação conjunta que envolveu a Polícia Civil, e os Gaecos da Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Sul.

O fruto das investigações são a suspeita de um esquema de desvio de dinheiro público com fins particulares, o que caracterizaria peculato, através do pagamento de diárias e da participação de cursos de formação e capacitação e de congressos, cuja finalidade seria apenas comprovar os gastos sem que tenha, de fato, havido tais eventos.

Só este ano, somando os gastos das gestões de Gustavo Santos e Anésio Miranda à frente da Mesa Diretora da Câmara de Santa Rita, cerca de R$ 585 mil já foram pagos só em diárias.

O escândalo tomou proporções inimagináveis e ganhou as páginas policiais do Estado e do país tamanha a amplitude que o caso ganhou.

Dentre os fatores que contribuíram para o sucesso da operação está o competente trabalho da equipe do Portal Paraíba Já, formada por uma das mais promissoras gerações do jornalismo paraibano, que fez um trabalho de investigação e apuração de excelência, levantando dados, inclusive in loco, quando seguiram os vereadores até a cidade de Natal-RN, formatando um material precioso que foi compartilhado generosamente com o News Paraíba.

Foi a partir daí, que registramos a nossa presença no processo, só depois que o trabalho do Paraíba Já era uma realidade e serviria de norte para as investigações do delegado Allan Murilo Terruel, através da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e da Delegacia Especial de Combate à Corrupção - DRACO/DECCOR, que culminaria com a ação da última terça.

Outro personagem importante neste processo foi o advogado santarritense João Alves Júnior, cujo trabalho e militância incontestes o tem feito manter a guarda constante e a mira apontada para os maus feitos na cidade, praticados por parte da classe política, sem qualquer compromisso com os interesses da coletividade.

O causídico tem sido voz ativa nessa batalha e já moveu uma série de denúncias nos mais variados órgãos e instituições fiscalizadoras, buscando meios de estancar os desvios de verba pública e combater a corrupção na cidade canavieira.

Todos estes são elementos que compõem uma narrativa combativa e corajosa que juntou-se à atitude da sociedade santarritense, que teve papel preponderante no caso quando apresentou ao delegado as denúncias que lhe deram as condições de articular-se junto ao Gaeco paraibano, que acionou os MP’s sergipano e gaúcho e que culminou com a execução da Operação Natal Luz.

O judiciário pode ter aliviado com os vereadores, mas o senso de justiça chegou, despertou e aqueceu os corações santarritenses, que não descansarão enquanto a verdade não vier à tona e sua resposta, enquanto povo, será dada nas urnas, na próxima eleição.

Germano Costa
para o News Paraíba
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.